Laboratório Colaborativo: Dinâmicas urbanas, património, artes

2018-05-15
Laboratório Colaborativo:

Dinâmicas Urbanas, Património, Artes


III - Seminário de investigação, ensino e difusão

15 Maio – 10:00 – Sala Polivalente – Entrada Livre
Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado
Entrada pela Rua Capelo, 13, Lisboa



Programa
 

:::::::::::

 
Respondendo aos principais objectivos da actual política de ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e face à diversificação e especialização institucional do ensino superior, urge incentivar a capacidade de colaboração entre instituições e unidades de I&D, promovendo ambientes criativos e massa crítica.
A reunião de recursos interdisciplinares e multidisciplinares das Ciências Sociais e Humanidades, e suas interacções temáticas, num sistema científico diversificado e dinâmico, envolvendo estudantes dos diferentes ciclos de estudos e a valorização e democratização de um sistema científico inclusivo é o nosso objectivo.
 
Assim, e enquadrado neste desafio, o Laboratório Colaborativo: Dinâmicas Urbanas, Património, Artes propicia uma efectiva ligação externa às instituições da cultura, facultando, numa crescente partilha e participação pública, instrumentos para uma cultura de diálogo e de contínua e estimulante reflexão crítica.
 
As três áreas do Laboratório Colaborativo (Dinâmicas Urbanas, Património, Artes), estão organizadas em 3 sessões coordenadas pelos respectivos moderadores. No final de cada sessão existe um espaço de debate aberto ao público, cativando-o a participar e a manifestar-se.
 
O Laboratório Colaborativo: Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. III – Seminário de Investigação, Ensino e Difusão, conta ainda com a edição de uma Antologia de Ensaios, reunindo os textos das comunicações, numa edição do DINÂMIA’CET-IUL publicada on-line no Repositório Digital de Publicações Científicas do ISCTE-IUL.

_____________________
Coordenação: 
Margarida Brito Alves (FCSH/UNL – IHA)
Paula André (ISCTE-IUL – DINÂMIA’CET-IUL)
Paulo Simões Rodrigues (UE – CHAIA)
 
Comissão Científica 
Ana Barata (Biblioteca de Arte – FCG)
Emília Ferreira (MNAC-MC; IHA)
Margarida Brito Alves (FCSH-UNL – IHA)
Paula André (ISCTE-IUL – DINÂMIA’CET-IUL)
Paulo Simões Rodrigues (UE – CHAIA)
 
Instituições 
ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitectura – Doutoramento em Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos – Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, DINÂMIA’CET-IUL
Universidade de Évora
Doutoramento em História da Arte – Rede Heritas – Estudos de Património – Programa de Doutoramento FCT em Rede, Universidade de Évora, CHAIA
FCSH-Universidade Nova de Lisboa
Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações / Doutoramento em História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – IHA
Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, Lisboa